De acordo com o Boletim Observatório Covid-19 da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado na última quarta-feira (25), a Paraíba é o 2º estado Brasileiro com a menor ocupação de leitos de UTI Covid-19 para adultos e ocupa o primeiro lugar no ranking Nordeste. O boletim analisa o período de 15 a 21 de agosto e aponta uma tendência de queda de diversos indicadores da pandemia.
Confira o ranking de menor ocupação de leitos do Nordeste:
- Paraíba – 19% de ocupação;
- Alagoas – 20% de ocupação;
- Sergipe – 30% de ocupação;
- Bahia – 36 % de ocupação;
- Ceará – 36 % de ocupação;
- Rio Grande do Norte – 36 % de ocupação;
- Pernambuco – 39 % de ocupação;
- Piauí – 43 % de ocupação;
- Maranhão – 49 % de ocupação.
É importante destacar que todos os estados da região estão fora da zona de alerta, pois a taxa de ocupação de leitos direcionados ao tratamento do novo coronavírus está abaixo de 50% em todos.
Nas capitais brasileiras, João Pessoa está entre as 20 fora da zona de alerta, com a ocupação média de 16%, sendo menor que a de Recife (43%), Maceió (23%), Aracaju (45%) e Salvador (26%). O estudo aponta que apenas dois estados estão com a taxa acima de 80%, são eles Boa Vista (84%) e Rio de Janeiro (96%).
O Observatório Covid-19 da Fundação Oswaldo Cruz ressalta ainda que o controle da pandemia está ancorado na vacinação, no uso de máscara e no distanciamento físico, que continuam sendo estratégias fundamentais para o enfrentamento da Covid-19. A Paraíba já vacinou 80% da população adulta com pelo menos uma dose, ou dose única, o equivalente a 59,24% da população total do estado.
O estado mantém a estabilidade nos índices, também de acordo com análise situacional e evolutiva da pandemia da Covid-19 do Plano Novo Normal Paraíba. 99% dos municípios paraibanos encontram-se em bandeira amarela, com a possibilidade maior de flexibilização das atividades.
Comentários