Um levantamento realizado pelo Sebrae Paraíba, aponta que as micro e pequenas empresas geraram 21.981 trabalhos no estado. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia, no período de janeiro a setembro deste ano.
Enquanto que as médias e grandes empresas, no mesmo período, apresentaram apenas 2.445 vagas. Considerando apenas o universo dos pequenos negócios, os dados do Caged também revelam que o setor de serviços foi o responsável pela criação do maior número de vagas, apresentando saldo positivo de 8.949 postos de trabalho.
Em seguida, aparecem o comércio, com 5.977 vagas; a indústria de transformação, com 3.176 postos de trabalho; a construção civil, que apresentou saldo positivo de 3.105 vagas; a agropecuária, com 673 postos de emprego; e a indústria extrativa mineral, que encerrou o período com saldo positivo de 150 vagas.
Ainda de acordo com o levantamento do Sebrae, a capital João Pessoa apresentou o maior saldo do estado, com 8.801 postos de trabalho. Em seguida, Campina Grande e Cabedelo apresentaram, respectivamente, saldos positivos de 3.238 e 1.136 vagas.
Comentários