O Hospital Municipal Prontovida, em João Pessoa reativa, a partir desta quinta-feira (27), sete leitos para tratamento de pacientes com Covid-19. De acordo com o secretário executivo de saúde de João Pessoa, Luís Ferreira, a reativação dos leitos se dá pelo aumento no número de casos da doença.
O secretário explica que o pico esperado da doença, em João Pessoa, ainda é o mês de fevereiro, e que apenas no início de março é que deveremos ter uma maior ocupação de leitos na capital.
Atualmente, ainda conforme Luís Ferreira, a taxa de transmissibilidade do coronavírus na capital está em, aproximadamente, 4,4. Isso significa que uma pessoa contamina transmite o vírus para outras quatro pessoas.
O Hospital Prontovida instalou também cinco enfermarias para casos de síndrome gripal. A unidade hospitalar foi criada em 2020 para atendimento exclusivo à Covid-19 e hoje dá suporte a outras especialidades.
O Prontovida está equipado para atender as complexidades dos pacientes, independente do agravo, oferecendo também exames laboratoriais, raio-X e ultrassonografia, ecocardiograma, além de serviços de farmácia e central de abastecimento.
Atualmente, o Prontovida conta com 650 profissionais atuando nas áreas assistencial e administrativa e que para evitar a contaminação cruzada, ou seja, que um profissional contamine o outro, tem trabalhado com equipes exclusivas em cada setor.
Comentários